Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Arquivos para Download

  • Baixar este Arquivo

    01 - Revista A Mira: Índice das edições 01 a 190

    Adquirira a sua enciclopédia da revista A Mira na loja virtual

    Coleção da Revista A MIRA - edições 01 a 190 - (em PDF)

  • Baixar este Arquivo

    02 - Cálculo de rumos e azimutes a partir de coordenadas

    Com os avanços da informática, a topografia ficou mais fácil e rápida. O que levava semanas para ser concluído, hoje é necessário apenas algumas horas de trabalho.
    Os cálculos topográficos também ficaram mais práticos com a vasta gama de softwares disponíveis no mercado, especialmente, desenvolvidos para a área de topografia. Contudo, as vezes, precisamos fazer cálculos rápidos para alguns pontos, o que se tornaria um pouco lento se usarmos sotwares específicos, bons apenas para grandes volumes de cálculos.

  • Baixar este Arquivo

    03 - Cálculo do azimute a partir do ângulo horizontal

    Para calcular uma planilha de levantamento topográfico, de poligonal aberta ou fechada, o primeiro cálculo a ser realizado é dos azimutes.
    O cálculo do azimute de cada linha, da poligonal, é efetuado a partir do azimute inicial, determinado através das coordenadas da base de saída, utilizando os mesmos procedimentos publicados na edição anterior, ou através da determinação do azimute verdadeiro, por astronomia e do ângulo horizontal, medido em campo, entre os dois alinhamentos.

  • Baixar este Arquivo

    04 - Cálculo das projeções e coordenadas

    Cálculo das projeções e das coordenadas do ponto posterior ao ponto de coordenadas conhecidas em função do azimute e da distância.

  • Baixar este Arquivo

    05 - Montagem de uma planilha topográfica

    Montagem de uma planilha topográfica - poligonal aberta, utilizando as fórmulas vistas anteriormente, ou seja, este exemplo será a união de todas as planilhas anteriores numa só.

  • Baixar este Arquivo

    06 - Cálculo de intersecção de retas

    Muitas vezes, em um levantamento topográfico padrão, o profissional pode se deparar com algumas situações bastante peculiares, como por exemplo, a impossibilidade de se levantar o ponto onde uma cerca muda de direção ou mesmo um ponto remoto de difícil acesso. Para contornar estes tipos de problemas,emprega-se comumente na topografia a intersecção de retas. O cálculo de intersecção de retas pode ser útil não somente para o caso da impossibilidade de se levantar um ponto mas também para economizar tempo nos levantamentos de campo, ou seja, dois segmentos de reta ( cercas, muros, etc ) não precisam necessariamente ser levantados até o seu ponto de intersecção, bastam dois pontos em cada segmento que as coordenadas do ponto de intrsecção são determinadas.
    Boa parte dos softwares atualmente no mercado não realizam o cálculo de intersecção de retas, já que nos sistemas de desenho CAD, integrado aos softwares ou independentes, a verificação do ponto de intersecção pode ser feita graficamente de maneira rápida e confiável.
    Porém, em alguns casos, pode se tornar necessário o cálculo da intersecção por meios matemáticos, para auxiliar nesta tarefa, apresentaremos nesta edição como utilizar a planilha eletrônica Excel para efetuar o cálculo.

  • Baixar este Arquivo

    10 - Determinação dos raios da terra

    A disciplina “ Fundamentos de Geodésia “ estuda, entre outros tópicos, a geometria do elipsóide terrestre, que inclui a determinação dos principais raios da Terra, usados em diversos cálculos geodésicos.
    A presente planilha de cálculos visa oportunizar aos estudantes uma forma rápida de obter os raios da Terra. Os cálculos podem ser efetuados para qualquer elipsóide, bastando entrar com os valores de a e b (respectivamente raio equatorial e raio polar).

  • Baixar este Arquivo

    14 - Ajustamento do quadrilátero topográfico

    O Ajustamento de um quadrilátero topográfico (Para topografia de precisão, medido sobre o plano topográfico) deve ser efetuado pelo método dos mínimos quadrados - MMQ. Quando os lados dos triângulos são grandes, mesmo no plano topográfico, os excessos esféricos dos ângulos são incorporados aos erros de fechamento do polígono. Os ângulos ajustados pelo presente método, trabalhoso para o cálculo manual, equivalem aos ângulos ajustados pelo método dos mínimos quadrados.

  • Baixar este Arquivo

    15 - Cálculo do triângulo geodésico

    Os triângulos geodésicos são triângulos esféricos cuja soma dos ângulos internos excedem 180°. São triângulos cujos lados são arcos situados na superfície do geóide. Para a resolução do triângulo geodésico utiliza-se o teorema de Legendre que
    transforma o triângulo esférico num triângulo plano.
    Para a solução do triângulo geodésico, devem ser conhecidos os três ângulos medidos em campo, um lado e a latitude média dos vértices.

  • Baixar este Arquivo

    16 - Reconstituição de poligonal

    A reconstituição de poligonal é uma ferramenta bastante útil para a obtenção dos ângulos, distâncias e azimutes de um levantamento topográfico do qual são conhecidas as coordenadas dos pontos, já que, em muitos casos, as cadernetas, por não serem mais utilizadas, foram perdidas.
    Para obter-se ângulos e distâncias topográficas, deverão ser digitadas, na planilha, as coordenadas topográficas do ponto. Se forem digitadas as coordenadas planas Sistema UTM dos vértices, as distâncias e ângulos serão planos. Para transformar a distância plana UTM em distância topográfica (distância horizontal) deve-se calcular o coeficiente de escala K.

  • Baixar este Arquivo

    17 - Ajustamento de poligonal GPS através das coordenadas geodésicas

    O ajustamento de poligonais geodésica podem ser feitas através das coordenadas planas, porém, em regiões onde há a transposição do fuso, este tipo de ajustamento se torna inviável devido a diferença do merdiano central (MC). A solução para este problema é o ajustamento da poligonal geodésica através das coordenadas geodésicas (latitude e longitude) que não possuem limites de zonas.
    Após ajustadas as coordenadas poderão ser convertidas novamente para o sistema plano ou para o plano topográfico local.

  • Baixar este Arquivo

    18 - Determinação dos elementos do elipsoide terrestre - Cálculo Integrado

    Instruções para o cálculo:
    Selecione o Datum (Sirgas 2000 - Elipsoide GRS-80)
    Para o ponto 1 - Latitude : 0º 00’ 00”
    - Longitude: 0º 00’ 00”
    Para o ponto 2 - Latitude : 90º 00’ 00”
    - Longitude : 360º 00’ 00”
    Na última coluna está a área total da superfície do elipsoide GRS-80 - Sirgas 2000.
    Para outros elipsoides, clique na célula A2. Em seguida clique na seta lateral da mesma célula para escolher o datum.

  • Baixar este Arquivo

    22 - Cálculo do norte verdadeiro

    A determinação do norte verdadeiro através da astronomia tende a cair em desuso com o advento dos sistemas de determinação posicional por satélite (GPS/GLONASS). No entanto existem muitos profissionais que, por questão de custou ou acesso a tecnologia, não dispões de meios para a determinação das coordenadas geodésicas de seus pontos. Da mesma forma pequenos trabalhos que não exijam georreferenciamento de seus vértices podem dispensar estes sistemas de posicionamento e trabalhar com coordenadas arbitrárias, porém orientadas para o norte verdadeiro. Nesta edição apresentaremos uma planilha para o cálculo do norte verdadeiro determinado astronomicamente através da observação do Sol.

  • Baixar este Arquivo

    Manual do Sistema Geodésico Australiano - A Mira edição nº 180