Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

A Editora

Revista A Mira: há mais de duas décadas uma referência em Agrimensura e Cartografia

Há mais de duas décadas, a Revista A Mira consolida-se entre os principais veículos de comunicação do setor da Engenharia de Agrimensura mundial. A publicação surgiu como um informativo da Associação Catarinense de Engenheiros Agrimensores (ACEAG), no início dos anos 80, em razão da necessidade de criar um vínculo com seus associados. A partir daí surgiu o jornal O Azimute, iniciativa do idealizador, o engenheiro agrimensor Luiz Carlos da Silveira, na época, presidente da associação e hoje editor da Revista A Mira.

Inicialmente o jornal contava apenas com quatro páginas em preto e branco, notícias da área, curiosidades e notas de falecimento. Enfim, um informativo simples, mas que com o tempo saiu do pequeno espaço de Santa Catarina e começou a percorrer o país através das diversas associações da área. Foi então que começou a surgir várias propostas de anunciantes, principalmente do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. A publicação passou a ser vista como um jornal e ganhou 12 páginas. Mantido pela associação, o jornal permaneceu de 1983 até o ano 1989 até ser colocada em prática a ideia de transformar o informativo em revista, com publicação bimensal.

Em 1990, o engenheiro agrimensor Luiz Carlos da Silveira, fundou a Revista A Mira, remanescente do pequeno informativo O Azimute. A revista nasceu tímida, com poucas páginas e nenhum anúncio. Algumas curiosidades e matérias com abrangência na área faziam parte da nova mídia, veículo da Editora e Livraria Luana Ltda. Em pouco tempo a Revista A Mira tomava conta de seu espaço, com anunciantes e assinantes. Curiosamente, a revista era diagramada numa máquina de escrever Olivetti – Práxis 20 e posteriormente montada no papel com as artes. Depois na gráfica era transferida para fotolitos, para, enfim, ser impressa.

Com o passar dos anos e o número de assinantes e de anunciantes tornou a Revista A Mira uma referência na área, sendo procurada desde o peão de obra com suas publicações de cursos “passo -a-passo” até o presidente da empresa com as novidades na área. Referência da agrimensura brasileira, atualmente a Revista A Mira é distribuída aos seus assinantes, via correios, através da Editora e Livraria Luana Ltda. São 170 edições publicadas que, no conjunto, constituem uma verdadeira enciclopédia de agrimensura.

Todos os distribuidores de equipamentos topográficos e desenvolvedores de softwares topográficos anunciam na Mira que junto á sua equipe de redação publica matérias técnicas de agrimensura e cartografia, notícias do setor, cursos, tabela de preços para serviços de agrimensura entre outros assuntos relacionados com a agrimensura e cartografia brasileira.

Editor
Engº. Agrimensor Luiz Carlos da Silveira - amira@amiranet.com.br

Jornalista Responsável
Ariadne Niero da Silveira – SC 01828JP - jornalismo@amiranet.com.br

Planejamento, Diagramação, Marketing e Publicidade
Eng. Agrimensora Luana Niero da Silveira - edluana@engeplus.com.br

Assinaturas
Paula Rosso - assinatura@amiranet.com.br