Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

11/11/2014

Associação Internacional visita instalações de local que irá sediar 27ª Conferência Cartográfica Internacional, no RJ

Associação Internacional visita instalações de local que irá sediar 27ª Conferência Cartográfica Internacional, no RJ

O Comitê Executivo da Associação Cartográfica Internacional (ICA EC) visitou, ontem, 10 de novembro, as instalações do Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, que sediará, em agosto do ano que vem, a 27ª Conferência Cartográfica Internacional - ICC 2015. A conferência está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Pereira Passos (IPP), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante o encontro, representantes da Associação, IPP, IBGE, SBC e organizadores do evento discutiram como será a estrutura do encontro e assistiram a uma apresentação da Presidente do IPP, Eduarda La Rocque, sobre o empenho em disseminar as informações coletadas e organizadas pelo Instituto.

"O IPP tem como missão gerir as informações sobre o Município do Rio e fornecer estes dados para possibilitar planejamento de políticas públicas e intervenções urbanas na cidade. Atualmente, temos ampliado a participação da população nos mapas, inclusive em favelas, implementando ferramentas como Mapa Participativo da Cidade, iniciado em Manguinhos, mas que temos objetivo de levar a todas as outras áreas da cidade", frisou.

A conferência em 2015 reunirá pesquisadores e profissionais do mundo inteiro com atividades relacionadas à cartografia e geoinformação, como cartógrafos, geógrafos, engenheiros, arquitetos e urbanistas e gestores públicos. A expectativa é de que cerca de 1 mil 700 pessoas participem. Para o vice-presidente da Associação Internacional de Cartografia, o evento é uma oportunidade única para encontrar os maiores profissionais de todo o mundo:

"Esta é uma conferência importantíssima para todo o país. É a primeira vez que acontece e aqui e reunirá a nata da cartografia mundial. Será uma oportunidade única de trocar ideias com especialistas que a maioria dos profissionais brasileiros só conhece por livros", explicou o presidente do Comitê Organizador Local da Conferência, Paulo Menezes.

Entre os representantes da comitiva internacional da ICA, participaram da reunião o austríaco Georg Gartner (presidente), o húngaro László Zentai (secretário-geral e tesoureiro) e o australiano William Cartwright (ex-presidente). Também fazem parte da comitiva os vice-presidentes da ICA Derek Clarke (África do Sul); Yaolin Liu (China); Timothy Trainor (Estados Unidos); Anne Ruas (França) e Menno-Jan Kraak (Holanda).

O vice-presidente da SBC, Luiz Castiglione, destacou os 50 anos do primeiro curso civil de cartografia do Brasil.

"O primeiro curso militar foi o do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o primeiro civil foi o da Uerj. No ano que vem, este curso fará 50 anos. Vamos aproveitar para comemorar a data", afirmou.

O geógrafo Leandro Souza, da Diretoria de Informações da Cidade (DIC) do Instituto Pereira Passos, faz parte do Comitê Organizador Local e fez um balanço positivo do encontro:
"Foi uma excelente oportunidade para conhecer as expectativas da ICA e mostrar os avanços que a Prefeitura do Rio, através do IPP, tem conquistado. Nosso constante esforço para manter as bases cartográficas da cidade atualizadas e tornar a cartografia cada vez mais inclusiva seguem as tendências internacionais", destacou.

A 27ª Conferência Cartográfica Internacional - ICC 2015 acontecerá no Centro de Convenções Sul América entre os dias 23 e 28 de agosto. 

Fonte: Colaboração: Texto e Fotos: Márcia Miranda / IPP / PMRJ

Mais Fotos

Voltar