Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

21/10/2019

IBGE lança Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais

IBGE lança Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais Divulgação

Com o objetivo de contribuir com grupos técnicos e científicos de diversas áreas que trabalham com espacialização da informação, o IBGE lança o manual Acesso e Uso de Dados Geoespaciais. A publicação é a de número 14 da Série de Manuais Técnicos de Geociências e está disponível aqui.

Amplamente ilustrado e com 143 páginas, o manual traz conceitos de Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento importantes na utilização de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), e mostra suas funcionalidades e ferramentas.

A publicação apresenta, também, informações sobre variados tipos de dados geoespaciais e softwares para seu acesso e uso, com destaque para o QGIS, que utiliza o padrão aberto e gratuito de desenvolvimento e disponibilidade, proporcionando maior alcance aos usuários. E, ainda, orienta a elaboração de cartogramas e impressão de mapas.

O desenvolvimento dos Sistemas de Informações Geográficas proporcionou o acesso de grupos técnicos e científicos de diversas áreas às informações espaciais. Atualmente, com o uso de ferramentas livres e abertas, é possível que usuários de diferentes perfis produzam seus próprios mapas e cartogramas, para uso pessoal, acadêmico ou profissional.

Nesse contexto, o IBGE espera com esse trabalho atender à expectativa de diferentes tipos de pesquisadores e usuários de dados espaciais, incluindo aqueles de áreas diferentes das geociências, com o objetivo de ampliar a utilização e a produção de conhecimento geoespacial, possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas, complementos e aplicações.

Fonte: Colaboração: IBGE

Voltar