Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

21/06/2023

Profº Luiz Carlos da Silveira recebe prêmio Missão Cartográfica Austríaca 2023

Profº Luiz Carlos da Silveira recebe prêmio Missão Cartográfica Austríaca 2023 Imagens: Leonard Niero da Silveira / Cabo Vander

O engenheiro agrimensor e editor da revista A Mira, professor Luiz Carlos da Silveira recebeu nesta quarta-feira (21/06/2023), o prêmio Missão Cartográfica Austríaca, do serviço geográfico do exército brasileiro.

A premiação é uma referencia ao destaque em prol das atividades finalísticas de serviço geográfico e comunidade cartográfica.

A honraria, concedida pelo diretor do Serviço Geográfico, General Bda Marcis Gualberto Mendonça Júnior e pelo presidente da comissão julgadora, Coronel Márcio Azeredo, foi entregue na manhã desta quarta-feira em Porto Alegre (RS), no 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO, Divisão de Levantamento General Augusto Tasso Fragoso).

Estiveram presentes, o chefe do 1º CGEO, Cel QEM Crt Marcus Fabiano Silva Saldanha e Márcio Oliveira Matos, Coronel da reserva do Exército Brasileiro.




Eng. Agrimensor Leonard Niero da Silveira, Luiz Carlos da Silveira e Cel QEM Crt Marcus Fabiano Silva Saldanha



Coronel da reserva do Exército Márcio Oliveira Matos, Luiz Carlos da Silveira e Cel Marcus Fabiano Silva Saldanha

O prêmio Missão Cartográfica Austríaca foi instituído pela diretoria de serviço geográfico do exercito, em 1973, como homenagem e reconhecimento à grande contribuição ao desenvolvimento da Cartografia Brasileira.

A Missão Cartográfica Austríaca foi contratada, em 1919, pelo Exército Brasileiro para introduzir no país as mais modernas técnicas de produção cartográfica (estereofotogrametria, desenho cartográfico, laboratório cartográfico e impressão ´off-set`) existentes à época no mundo.

Constituído de um medalhão comemorativo, diploma e do respectivo histórico, o Prêmio Missão Cartográfica Austríaca é concedido, anualmente, àqueles que se tenham destacado por sua contribuição em prol das atividades cartográficas da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e ou da comunidade de geoinformação.


Fonte: Ariadne Niero da Silveira / A Mira

Voltar