Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

24/06/2019

Equipe de cartógrafos do Nepal coleta dados da altura do Everest

Equipe de cartógrafos do Nepal coleta dados da altura do Everest (Membros do governo do Nepal da equipe de expedição, que escalaram o pico mais alto como parte da equipe que mediu a altura, estabeleceram o sistema de medição do Monte Everest no acampamento Base do Everest. Foto: Tshiring Jangbu Sherpa)

Uma equipe de cartógrafos do Nepal fez uma subida bem sucedida do Monte Everest para medir sua altura oficial.

Este é o primeiro levantamento cartográfico da altitude realizado pelo governo do Nepal. A altitude precisa do Monte Everest – agora especificada como 29.029 pés, ou 8.848 metros – foi contestada desde o primeiro levantamento cartográfico realizado por oficiais britânicos em 1849.

O Nepal planeja acabar com a controvérsia e declarar a altura da neve quanto a do rochedo da montanha mais alta do mundo.

O Chefe do serviço de cartografia Khimlal Gautam e o cartógrafo Rabin Karki chegaram ao pico do Monte Everest em 22 de maio às 3h da manhã, horário local, e coletaram os dados de um receptor GNSS Trimble R10 doado pela Nova Zelândia.

Os cartógrafos permaneceram no topo por cerca de 1 hora e 16 minutos, de acordo com o Nepal24hours.com.

O resultado final da mensuração oficial da altitude do Monte Everest é esperado dentro dos próximos seis meses.

“Para fazer a observação dos dados no GNSS, passamos 1 hora e 16 minutos no cume, o que foi um momento muito desafiador e difícil para nós”, disse Gautam. “Nós enfrentamos extrema dificuldade, principalmente ao descer o cume”.

De acordo com Tshering Janbu Sherpa, guia líder da equipe cartográfica, a equipe enfrentou dificuldades por causa do esgotamento do oxigênio de um membro, que foi resgatado durante a descida.

Além do levantamento GNNS do cume, as equipes realizaram levantamentos precisos, levantamentos trigonométricos e levantamentos gravitacionais. O levantamento GNSS cobrirá 285 pontos com 12 diferentes estações de observação, nove das quais nas colinas dos distritos de Sankhuwasava, Bhojpur e Solukhumbu.
#noticiascartograficas
 

Fonte: #noticiascartograficas

https://www.nepal24hours.com/official-height-measurement-of-mt-everest-would-come-within-the-next-six-months/?fbclid=IwAR0C3aj0YI1GiW4bAe5nPLEajL7GJo5pcCDxhqQ5GDpcJ7UDR50ogrCf4W8

Voltar