Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

13/08/2015

Morre o professor Camil Gemael, pioneiro da Ciência Geodésica no Brasil

Morre o professor Camil Gemael, pioneiro da Ciência Geodésica no Brasil Divulgação (http://www.cartografica.ufpr.br)

O professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Camil Gemael, considerado o pioneiro da Ciência Geodésia no Brasil, morreu na tarde de ontem (12/08), aos 92 anos de idade, em Curitiba. O velório será realizado a partir das 7 horas desta quinta-feira (13), no cemitério Parque Iguaçu, e o sepultamento está previsto para as 15 horas no mesmo local. Gemael deixa quatro filhos e oito netos.

Nascido em Rio Negro, Gemael se formou em engenharia civil no ano de 1950 pela UFPR, onde também fez doutorado. Na sequência, ele fez pós-doutorado nos Estados Unidos, em Geodésia Espacial. Os estudos o ajudaram a abrir, em 1972, um curso de pós-graduação na UFPR, de Ciência Geodésia, o único do País e um dos mais conceituados do mundo.

“Ele foi pioneiro na área, teve um grande volume de publicações científicas e era um professor estimado por todos. Alegre, de bom convívio. Ele deixa um grande legado”, afirmou o diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, o geólogo Donizeti Antonio Giusti.

O curso de pós-graduação também serviu, segundo Donizeti, para criar outro curso, o de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, reconhecido pela qualidade. “Ele era um defensor da universidade pública de qualidade, lutava por isso”, completou ele.

O servidor público Davi Gemael de Alencar Lima, neto de Gemael, contou que sempre ouviu falar do trabalho do avô. “A gente sempre escutou as pessoas falarem que ele era um dos melhores professores que elas já tiveram, a maior autoridade no assunto”, comentou ele.

Gemael foi aposentado compulsoriamente da UFPR aos 70 anos de idade, mas continuou ajudando a instituição, segundo Davi. “Ele continuou ensinando por mais um tempo. Era difícil encontrar gente com aquele nível de especialização. E ele não gostou de ter sido aposentado. Se dependesse dele, ele daria aula o resto da vida”, afirmou o neto. O professor aposentado descobriu uma leucemia há cerca de uma semana.

Nota de Falecimento da Universidade Federal do Paraná (http://www.cartografica.ufpr.br)

É com imensa tristeza em nossos corações que informamos o falecimento do nosso grande mestre, Prof. Dr. Camil Gemael. Prof. Camil Gemael nasceu em 13 de novembro de 1922 em Rio Negro (Black river, como costumava brincar na aula) no Paraná. Teve uma carreira militar de 1942 a 1944, onde chegou ao posto de 2 º Tenente. Fez a faculdade de Engenharia Civil na então Universidade do Paraná nos anos de 1944 a 1948 e também Engenharia Sanitária na Faculdade de Higiene da USP. Foi professor da Universidade Federal do Paraná desde 1951 até a sua aposentadoria.

Na Universidade Federal do Paraná foi o criador em 1972 do programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas . Este Curso foi pioneiro no Brasil e responsável pela formação de professores que hoje atuam em diversas Universidades Brasileiras. Foi também um dos criadores do Curso de Engenharia Cartográfica da UFPR.

Foi professor visitante em mais de uma dezena de Universidades no Brasil e exterior. Recebeu diversas honrarias como: Medalha de Ouro “Ricardo Franco” da Sociedade Brasileira de Cartografia, Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Engenheiros Cartógrafos, Medalha do Mérito Santos Dumont do Ministério da Aeronáutica, Medalha do Pacificador do Ministério do Exército, Medalha Missão Austríaca da Diretoria do Serviço Geográfico do Exército, Premio Paranaense de Ciência e Tecnologia, entre outros.

Mas acima de tudo isto foi um grande mestre.

Pessoa de uma inteligência admirável e dedicação extrema ao ensino das Ciências Geodésicas, autor de diversas publicações que fizeram história na área e ainda hoje são referências básicas na área. Montou uma fantástica biblioteca com um acervo inestimável para todos nós.

Não há como negar sua importância. Está registrado em nossas atas, nas centenas de documentos e livros que relatam nossa história, mas principalmente, está marcado na mente e coração de cada um dos frutos desta grande árvore plantada pelo Professor Camil Gemael, frutos que levam um pouco desta paixão e dedicação ao ensino das Ciências Geodésicas.

Se todos hoje estamos aqui, devemos isto a uma pessoa: Prof. Camil Gemael.

Prof Camil: hoje deixaste esta Terra que tanto estudou e por inúmeras vezes mediu e calculou, saiba que será sempre nosso grande referencial, que os marcos de sua passagem jamais serão destruídos, e que hoje, de onde estiver, possa nos guiar e iluminar para que continuemos o seu grande trabalho.

Aos familiares nossos pêsames.

Fonte: Catarina Scortecci / http://www.gazetadopovo.com.br/

Voltar