Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

07/06/2021

Santo André lança Portal inédito para consulta de dados municipais

A Prefeitura de Santo André lançouno dia 27 de Maio de 2021 o SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense), plataforma que concentra diversos dados oficiais do município. O objetivo é facilitar o acesso a informações sobre a cidade para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral. O portal pode ser acessado pelo endereço siga.santoandre.sp.gov.br.

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos. O SIGA apresenta dados georreferenciados da cidade visando subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico de Santo André. A plataforma está sendo utilizada desde 2019 internamente pelos servidores, mas agora foi disponibilizada para o público geral.

"Desde o início da gestão estamos empenhados em trazer novidades e facilidades para os andreenses, e este é mais um projeto com este intuito. A inovação é um dos caminhos para melhorarmos as políticas públicas e seguiremos investindo em programas com esta finalidade", comentou o prefeito Paulo Serra.

O SIGA contém 120 camadas de informação para consulta, divididas em 14 temas. Entre os exemplos de dados estão: localização dos 112 bairros; divisas municipais; população em números por bairro; localização de equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; informações sobre trânsito; entre outras.

Novas camadas já estão em fase final de ajustes para disponibilização como, por exemplo, as informações relativas aos pontos de ônibus. Outras informações serão continuamente disponibilizadas, uma vez que o sistema é dinâmico e está em constante atualização.

"Nosso prefeito Paulo Serra, ao colocar no ar o SIGA, entrega a Santo André uma plataforma de dados e informações georreferenciadas inovadora. São mais de 100 camadas para entendermos todo o funcionamento da cidade. Uma pequena revolução no acesso a informações e dados públicos”, afirmou o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto.

A iniciativa conta com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais, através do Grupo Gestor da Informação da Prefeitura de Santo André e recebeu apoio da Universidade Federal do ABC, GeoSampa (Mapa Digital da Cidade de São Paulo) e DataGeo (Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP).

Fonte: geocracia.com

Voltar