Notícias
27/11/2015
Seminário discute retificação de registro e usucapião extrajudicial e administrativa

Criciúma (SC) sediou nesta sexta-feira (27/11), o seminário de Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Registros Públicos. O evento reuniu cerca de 100 profissionais, entre eles, agrimensores, tabeliães, registradores e advogados que discutiram as ações registrais dos registros públicos, em especial a retificação de registro e usucapião extrajudicial ou administrativa.
Durante mais de sete horas, foram discutidos conceitos de topografia, azimute e rumo, coordenadas latitude e longitude, coordenadas topográficas no sistema UTM, área do terreno, além de memorial descritivo tabular – Incra Sigef e planta georreferenciada do imóvel.
Também pautaram o encontro, os procedimentos técnicos para registros públicos, retificação de registro e usucapião administrativa e Sifeg e os aspectos legais da certificação de imóveis rurais.
O uso do aplicativo Geo Plani (disponível na loja virtual da revista A Mira – www.amiranet.com.br/loja) , que faz a geração do memorial descritivo para a inserção de áreas e dados perimetrais (azimutes e distâncias) na retificação de registro e usucapião administrativa foi apresentado pelo engenheiro agrimensor Leonard Niero da Silveira durante o seminário.
Nesta terça-feira, o seminário será realizado em Chapecó (SC) e no dia 14 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Para março de 2016, o evento está programado para Curitiba (PR).